quarta-feira, 7 de Março de 2012

Como utilizar uma máquina pela 1ª vez parte 2

Exmos Srs da JOCEL por acaso tiveram a oportunidade de fazer um pequeno estudo de mercado onde entregam a vossa máquina de costura JOCEL 270 c a um trolha qualquer (sem ofensa aos profissionais da área) com o vosso "livro de instruções" e pedir-lhes para coser um panito ( não precisa ser a direito).  Não? Eu reparei que não. É que eu nunca vi nada tão incompleto tão mal escrito e tão inútil quanto aquilo. Sem acrescentar que o manual vem a preto e branco e nem dá para destingir a linha nem aonde encaixa. Portando tenho algumas sugestões:
1º Pedir a alguém que nunca tenha utilizado ou visto uma avó, tia ou qualquer pessoa a utilizar uma maquina de costura seja qual for a marca, que faça as tarefas básicas seguindo o vosso "manual".
2º Solicitar a uma expert que analise as tristes tentativas do infeliz e, apontar no vosso manual todos os passos que foram esquecidos na 1ª e última vez que elaboraram o manual.
3º Pedir a alguém que elabore o manual novamente
4 º Pedir ao infeliz e à expert  a repetição do  1º e 2º passo com o manual rectificado e se necessário fazer o 3º passo.
5º Solicitar a outro trolha para tentar também, não vá o 1º ser uma pessoa brilhante com dotes de vidente e repetir o 1º 2º e 3º passo.

Quem leu o meu poste anterior já se devia estar a perguntar como é que me desenrasquei. Pois minhas amigas mal, muito mal. Depois de várias tentativas a tentar seguir os passos daquela inutilidade decidi pagar a uma pessoa para me ajudar com os passos. Nem imaginam como eu, ferranha adepta do IKEA me senti quando a única coisa que percebi no manual é que tinha que ligar a máquina à corrente. Bem, fiquei mais contentita quando a T. me informou que as instruções eram péssimas e também se viu e desejou para descobrir os itens que eram diferentes na máquina dela. 
Agora Srs. da JOCEL uma vez que reduziram a minha auto estima a quase nada, e vou necessitar de apoio psicológico toca a mandar uma máquina de café (que está a fazer muita falta) para a minha casinha em jeito de compensação e não, não necessitam de mandar um manual porque nessas eu sou uma expert. Em troca eu dou-vos mais uma sugestão para o vosso departamento de Marketing que tal uns vídeos no Youtube elaborados por uma expert com as instruções básicas. 

Nota: A todas as que me apoiaram no poste anterior os meus agradecimentos e gostaria de vos informar com muito orgulho que já cosi um paninho :) Segue a prova. 


E aprendi mais uma coisita para as primeiras tentativa não utilizar tecido com qualquer tipo de elasticidade :) 

11 comentários:

  1. Olha que azar hein...

    Eu era uma completa naba no assunto, quando comprei a minha máquina no Lidl. Tem um manual super intuitivo e até dá sugestões com cábulas (largura e comprimento do ponto a usar) para cada tecido, acabamento ou caseado.

    É mesmo reclamando que as empresas recebem o nosso feedback e apostam em soluções para tentar melhorar o produto.
    Boa sorte... e continua a treinar, que eu também fiz muita asneira antes de fazer a minha primeira almofada :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Eu achei o livro de instruções muito bom até tem sugestões para os vários tipos de tecido, e diz como afinar a máquina, que é muito importante. E o que achei de bom e me fez escolher essa marca (mesmo já sabendo cozer) é que na própria máquina ensina como colocar a linha. O que me ajudou muito foi comprar um livro que ensina a fazer almofadas, cortinados...
    E pela foto parece estar muito bem!!
    Boa sorte e boas costuras :)

    Já que eu também tenho uma máquina igual alguma dúvida desde que saiba posso tentar ajudar!! Bjs Ana

    ResponderEliminar
  3. Ahaha, adorei a carta de reclamação! E o pedido da máquina de café :D

    A minha máquina e eu desentendemo-nos muitas vezes. Ultimamente andamos de costas voltadas... e eu com trabalhos por terminar, o que me deixa furiosa! Se entretanto perceberes porque é que a máquina não puxa a linha da canela, explica-me.......

    Boa sorte com as costuras! Eu também não tenho a minha à muito tempo, e antes cosia tudo à mão sem me enervar muito :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Ai o que tu me fazes rir, rapariga!...
    Vais ver que qualquer dia já conheces as manhas todas da máquina e já lhe dás tu a volta.
    Comigo foi assim. Ao início telefonava à minha mãe de 5 em 5 minutos. Hoje em dia assim que ela começa a fazer um barulhinho diferente ou a partir a linha, já sei qual de que mal padece :p

    Beijinhoooooos

    ResponderEliminar
  5. Bem su não ficou mal não senhora e está provado que as mulheres são seres muito desenrascados...
    Parabéns ninguém te pára e se vier um cafézinho isso é que vai ser bulir....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá Su!! Nem imagina o trabalhão que este problema da actualização do blogroll me tem dado.. Depois de muitas dores de cabeça, parece que há solução há vista.. Eu, siceramente, ainda nem acredito :) A ver vamos!
    Obrigada pelo carinho,
    LR

    ResponderEliminar
  7. Posso dar-te um concelho de quem quase tambem não sabe coser...
    Se o tecido tiver elasticidade faz o ponto maior.
    Vá toca a meter mãos, ou melhor o pé no pedal...
    bons trabalhos

    ResponderEliminar
  8. Por acaso o manual da minha "brother" até explica bem!
    Tenho de ver se faço uns post's sobre isto da iniciação à costura (não que eu seja expert) mas porque recebo email's a pedir explicações...

    ResponderEliminar
  9. Olá, tenho lido estes comentários ,e sem dúvida é verdade.Eu nas máquinas antigas da singer é super fácil mas já estou como a senhora que pediu a máquina de café e com toda a razão,as instruções não ensinam como enfiar a agulha, ou seja a linha!!!!!!!!como faço?????alguem me manda umas instruções??????agradecida!À a máquina é jocel.................

    ResponderEliminar
  10. Jocel? Nunca mais. Comprei um aquecedor Jocel que me ia incendiando a casa, um frigorifico que mal refrigera e agora uma máquina de costura que enrola a linha, parte a linha, parece uma batedeira, enfim fui devolvê-la. Fui de imediato ao LIDL e comprei uma SilverCrest Design Edition (5 euros mais barata)e é um espetáculo. Mais força, mais silenciosa, mais precisão, o dobro dos pontos... Ufa, acabou a aventura JOCEL. A JOCEL é só produtos chineses de péssima qualidade.

    ResponderEliminar
  11. hei....minhas lindas...ninguem fala o que fazer quando o enrolador manual não funciona....com o pedal roda, mas a agulha não sobe nem desce...puhh foi uma ar que se lhe deu!!! a roda de dentro que esta junto do enrolador (travao do volante) essa quando se mexe manualmente faz a agulha funcionar, mas obvio que isso não chega...que faço???

    ResponderEliminar